Notícias

Série curiosidades culinárias: conheça mais sobre a lagosta

É quase que um consenso que um dos pratos mais amados e saborosos do fundo do mar é a lagosta. Um prato fino, doce e elegante. Uma joia do mar e dama da gastronomia. Mas o que faz dela algo tão especial? 

Separamos 10 curiosidades para você conhecer mais a fundo essa iguaria que também faz parte do nosso cardápio.

Diversidade no preparo – A lagosta é um crustáceo que pode ser preparado de diversas maneiras: no vapor, grelhada, assada na brasa, recheada, gratinada, entre outros.

Prato clássico – A lagosta “ao thermidor” é um prato clássico e de preparo não muito fácil. A expressão “ao thermidor” significa que o prato é umedecido. Na elaboração original da receita, as lagostas eram cozidas em uma caixa de vapor.

Coloração avermelhada – As lagostas tornam-se vermelhas pela ação do calor, que faz com que um pigmento vermelho-alaranjado seja liberado dentro da sua casca.

Outros nomes populares da lagosta – A lagosta também é popularmente conhecida como cabo-verde, vermelha, sapateira ou sapata.

Quantidade de calorias – Uma lagosta cozida possui em média 83 calorias.

Produção nacional – Cerca de 2/3 da produção nacional da lagosta vêm do estado do Ceará.

Limpeza ideal da lagosta – Para limpar a lagosta, o ideal é usar uma faca de desossar para tirar a cabeça. Já para o corpo, o melhor é uma tesoura do lado da barriga, rente à casca e cortando até o final da cauda. Então, é só tirar a carne com cuidado e as entranhas junto à cauda, lavar a casca e temperar. 

Melhores acompanhamentos – Como a lagosta tem textura suave, na hora de compor o prato, deve-se optar por ingredientes leves, como batatas gratinadas, aspargos, cogumelos e arroz. Na hora de temperá-la, vale apostar em ervas frescas, vinho branco, pimenta e limão.

Como se consome – Ela é comida com o garfo e a faca de peixe. O alicate e a pinça de lagosta servem para tirar a carne das patas. A pinça nunca deve ser levada à boca, ela é usada somente para separar a carne da casca.

Bebidas que harmonizam – Mesmo em preparos mais simples, a lagosta harmoniza com vinhos brancos encorpados, em especial os chardonnay, ou champanhe.

Conhecia essas curiosidades? Sabia dessa variedade de opções de consumo e acompanhamentos? No Mar Del Plata, te oferecemos diversas opções para você apreciar e ter uma experiência culinária inigualável.

Comente esta notícia



Visite-nos e experimente nossos pratos!
Avenida Almirante Saldanha da Gama, 137/139
Ponta da Praia, Santos/SP