Presente nas casas de milhares de brasileiros que são amantes de um bom peixe, o bacalhau é uma das opções mais populares para consumo com uma variedade de formatos de pratos, seja para um almoço em família ou para ocasiões especiais em datas comemorativas.
Hoje, iremos te apresentar 3 curiosidades incríveis sobre essa iguaria, que talvez você ainda não conheça:
Técnicas de preparação do bacalhau
A técnica mais antiga de preparar o bacalhau pertence aos vikings, que secavam o peixe em cima das rochas como método de conservação. O ato de salgar e curar o bacalhau surgiu com a chegada do povo basco, que habitava a região entre Espanha e França. Hoje, todo o sal usado na salga do bacalhau vem da Tunísia, já que a Noruega não tem salinas.
Formas de consumo do bacalhau mundo afora
Existem diversas maneiras de se consumir bacalhau, e isso se percebe como diferentes culturas apreciam o prato mundo afora. No Brasil, herdamos dos portugueses a paixão pelo bolinho e bacalhoada. Na Noruega, quando eles são pescados, algumas partes específicas do peixe seguem para destinos determinados conforme a demanda. Parte da espinha vai para a China; as cabeças são vendidas na maioria para a Nigéria, na África. A língua fica em território norueguês e é uma iguaria servida fresca.
O que dá para se aproveitar do peixe
Do bacalhau, tudo se aproveita, e não necessariamente só como alimento. As vísceras e espinhas são usadas na indústria cosmética e na biomedicina em forma de ômega 3, óleo e colágeno; as ovas são consumidas salgadas (caviar) ou curadas (bottarga) e a pele é transformada em couro.
Comente esta notícia
Visite-nos e experimente nossos pratos!
Avenida Almirante Saldanha da Gama, 137/139
Ponta da Praia, Santos/SP