Na Irlanda, o dia 17 de março é uma das datas mais importantes do ano. Nela, é celebrado o dia do santo padroeiro do país, São Patrício, conhecido por ter trazido o catolicismo à Irlanda. A data é lembrada como St. Patrick’s Day – Dia de São Patrício, feriado nacional no país. O dia do santo também é muito comemorado em países como Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Argentina, porém não se trata de um feriado oficial.
Segundo a história, São Patrício nasceu na Grã-Bretanha no final do século de IV, oriundo de família rica. Até os 16 anos ele se considerava pagão, mas foi então sequestrado e vendido como escravo por saqueadores irlandeses. Durante esse período de agonia, voltou-se para Deus. Após 6 anos, ele conseguiu escapar e foi estudar em um mosteiro em Gauls, região atualmente localizada na França.
Após descobrir sua vocação, São Patrício peregrinou entre diversos mosteiros e converteu diversos irlandeses ao catolicismo. Após 30 anos como missionário no país ele recolheu-se até o momento de sua morte. Os fiéis relatam que admiram São Patrício principalmente por ter voltado ao país onde foi escravo levando a mensagem de Cristo.
A festa na Irlanda ganha ares de carnaval de rua, onde pessoas assistem ao desfile pintadas de verde e segurando um trevo em referência ao fato de São Patrício utilizar a planta de forma lúdica para pregar sobre a santíssima trindade. Na festa, também é comum os irlandeses beberem a green beer (cerveja verde), muito popular em todo o país durante a festividade.
No Brasil, é normal alguns bares chamarem a atenção para a data com muita cerveja e decorações temáticas, especialmente na cor verde e com duendes do folclore celta. Afinal, assim como na Irlanda, nosso povo é apaixonado por festas e cervejas.
Comente esta notícia
Visite-nos e experimente nossos pratos!
Avenida Almirante Saldanha da Gama, 137/139
Ponta da Praia, Santos/SP