Quem é que não gosta de uma boa taça de vinho? Uma das bebidas mais antigas do mundo, o vinho possui diversas opções de aroma e sabor, sendo muitas vezes associado ao glamour, à elegância e à sofisticação.
Por conta dessa associação, pessoas acabam ficando acanhadas a consumir a bebida com medo de não saber degustá-la da forma ideal. Se você é uma dessa pessoas, fique tranquilo! Todos podem aprender a beber e apreciar os mais diversos tipos de vinho. Confira algumas dicas:
O primeiro passo para começar a aprender a degustar qualquer coisa é experimentando. Procure vinhos de diferentes safras, países e rótulos para que você comece a trabalhar a identificação. A palavra chave é ousadia! Não tenha medo de comprar os vinhos que tiver interesse. Não se preocupe com o valor: é possível encontrar bons vinhos nacionais e importados a preços bem acessíveis.
Para quem não tem o hábito de beber, o ideal é iniciar com vinho ou espumantes demi-sec, aqueles mais adocicados ou meio doces. Por serem mais agradáveis ao paladar, são mais recomendados para começar. Se você quiser colocar um pouquinho de água no vinho para deixá-lo mais suave, também não tem problema. Depois que você se aprofundar mais no mundo dos vinhos, vai perceber que existe um certo preconceito com os vinhos adocicados por parte dos enófilos, mas não caia nessa.
Sabe aquele ditado popular “é errando que se aprende”? Ele pode ser usado em diversos âmbitos da nossa vida, inclusive na hora de aprender a degustar vinhos. No início, não importa muito se você não sabe as diferenças entre cada tipo de uva. Vale arriscar no bom e velho “chute”. É possível que você não aprecie o vinho? Sim. Mas é desse jeito que você terá a possibilidade de aprender mais ainda, pois poderá pesquisar as características daquele tipo de vinho e evitar similares das próximas vezes.
Não é só o paladar que importa na hora de apreciar um bom vinho: todos os cinco sentidos devem ser usados em conjunto na degustação da bebida.
Com o tato, você verifica a temperatura do vinho. A audição é importante, principalmente em caso de espumantes, para prestar atenção no barulho das bolhas subindo pela bebida. Com a visão, é possível saber diversos aspectos do vinho, inclusive sua idade, já que os mais jovens tem muita cor e brilho, e os vinhos mais velhos têm carência de tais atributos, além de serem mais alaranjados. Com o olfato, você pode inspirar o vinho, colocando a taça a alguns centímetros do nariz e girando-a gentilmente para que seja possível identificar o seu aroma. E, por fim, com o paladar você sentirá a doçura, acidez, álcool, corpo e qualidade geral do vinho.
Se você ultrapassar os limites e beber demais, ficando com ressaca, seu cérebro irá lembrá-lo da experiência ruim que você teve nas próximas vezes que você for degustar vinhos, o que irá prejudicar o seu aprendizado. Portanto, lembre-se sempre de beber com moderação.
Aqui no Restaurante Mar del Plata contamos com uma vasta carta de vinhos, entre tintos e brancos, nacionais e importados. Venha nos fazer uma visita e confira todas as nossas opções.
Comente esta notícia
Visite-nos e experimente nossos pratos!
Avenida Almirante Saldanha da Gama, 137/139
Ponta da Praia, Santos/SP