Notícias

Saiba como armazenar o vinho

Mar_Del_Plata_-_Blog_-_Garrafa_de_vinho

Os apaixonados por vinho sabem muito bem escolher o tipo, a marca e o ano da colheita da bebida, mas existe um outro fator que é essencial para que a experiência de degustar o vinho seja agradável: o seu armazenamento.

Diversos elementos devem ser levados em conta na hora de armazenar a bebida, que, dependendo do tipo, pode ser conservada por até dez anos. Conheça algumas regrinhas básicas:

Luminosidade

O ideal é manter o vinho longe da luz solar direta e de luzes fluorescentes, pois os raios UV e a luminosidade podem alterar o seu aroma e sabor. Escolha um local escuro para armazenar a bebida e quando a luminosidade for necessária, prefira as lâmpadas incandescentes.

Posição

O contato da rolha com o vinho potencializa o processo de vedação, impedindo assim a entrada de ar na garrafa. Por esse motivo, devemos manter a garrafa na posição horizontal.

Temperatura

A Temperatura alta, acima de 24ºC, pode iniciar o processo de oxidação do vinho. Já a temperatura mais baixa, menor que 12ºC, pode retardar o processo de envelhecimento, que é benéfico para o vinho. Quando a intenção for armazenar o vinho por um longo período, o ideal é manter a temperatura constante em 12.2ºC.

Umidade

Um ambiente muito seco pode secar e mingar as rolhas da garrafa, o que permite a entrada de oxigênio e a oxidação da bebida. O ideal é manter a umidade do ambiente em 65%.

Você também é um apaixonado por vinho? Venha conhecer a nossa carta com rótulos de diversas nacionalidades! O Restaurante Mar Del Plata fica na Avenida Almirante Saldanha da Gama, 137, em Santos.

Comente esta noticia



Visite-nos e experimente nossos pratos!
Avenida Almirante Saldanha da Gama, 137/139
Ponta da Praia, Santos/SP