Notícias

Aprenda a degustar um bom vinho em 5 passos.

Mar Del Plata - Blog - Degustar vinho

Os apreciadores de vinhos costumam analisar os cinco principais elementos da bebida, saiba como distingui-los e aproveite o melhor que os vinhos podem oferecer.

Doçura: o vinho possui o açúcar natural da uva, que pode estar presente em menores quantidades, característica do vinho seco, ou em quantidades maiores, característica dos vinhos suaves.

Acidez: as uvas possuem diversos tipos de ácidos. É isto que confere ao vinho o sabor e a frescura, sendo assim, a acidez tem um importante papel na degustação da bebida. Quando um vinho apresenta um paladar amargo ou avinagrado, está excessivamente ácido.

Tanino: refere-se aos compostos fenólicos presentes num vinho, proporcionando sabor áspero, seco e adstringente à bebida.

Carvalho: alguns vinhos são amadurecido em barris de carvalho. Isto confere aos vinhos brancos notas de baunilha, noz-moscada e canela e aos vinhos tintos um corpo mais cremoso.

Fruto: alguns vinhos apresentam aromas e paladares frutados, graças aos factores bioquímicos da uva. As bebidas podem apresentar notas de peras, framboesas, morangos, amoras, nozes, avelãs, amêndoas, entre outros.

Comente esta noticia



Visite-nos e experimente nossos pratos!
Avenida Almirante Saldanha da Gama, 137/139
Ponta da Praia, Santos/SP