Notícias

Escolhendo o equipamento correto – Vara de pesca

Mar Del Plata - Blog - Escolhendo o equipamento correto - Vara de pesca

As varas de pescar são classificadas referente ao seu comprimento, pesos de arremesso, capacidade de pesos e resistências das linhas. Elas podem ser extra-rápidas, rápidas, moderadas e lentas, sendo que quanto mais lentas, mais flexíveis elas são.

Comprimento – Quanto mais longas forem as varas, mais longe é possível arremessá-las, elas possuem os comprimentos medidos em pés ou polegadas.

Pesos de arremesso – Determina o quanto de peso a vara aguenta em relação ao peso da isca que ela suporta arremessar. Os valores vêm expressos em onças (OZ).

Capacidade de pesos e resistências de linhas – Determina qual a capacidade mínima e máxima da linha que se pode usar. A mínima é a linha mais fraca que pode ser utilizada sem o risco de quebrar a vara no arremesso e a máxima é a linha mais forte que pode ser usada sem o risco de partir a vara.

Ação – Define o ponto em que a vara começa a vergar e o período de tempo que levam para voltar a sua posição normal. As extras rápidas vergam aproximadamente 1/4 da vara na parte da ponta, as de ação rápida dobram 1/3 da vara, as de ação moderada dobram cerca de metade da vara e as de ação lenta vergam a vara inteira. Para pescaria de Piaparas por exemplo, se usa muito varas de ação lenta. Já para pescaria de Dourados as varas mais indicadas são de ação média e rápida.

Existem varas específicas para cada modalidade de pesca, feitas de diferentes matérias primas, as de fibra de carbono por exemplo são mais leves e resistentes, além das populares desenvolvidas com varas de bambu.

Pra você que é amante da pesca e também ama frutos do mar, venha conhecer nosso cardápio aqui no restaurante Mar del Plata com suculentos pratos para todos os gostos!

Comente esta notícia



Visite-nos e experimente nossos pratos!
Avenida Almirante Saldanha da Gama, 137/139
Ponta da Praia, Santos/SP