Notícias

Como Surgiram Os Espumantes

Mar-Del-Plata---Blog--Mar-Del-Plata---Um-brinde-com-espumante


Uma das bebidas mais presentes nas festividades de fim de ano, os espumantes estão cada vez mais ganhando destaque no mercado nacional. Isso aconteceu principalmente pelos aprimoramentos da elaboração da bebida nas vinícolas e pelo fato das pessoas estarem cada vez mais consumindo espumantes no dia a dia, inves de somente no fim de ano. Mas você sabe como surgiu o espumante?

A história dos espumantes começa lá na França, no século XVII, na região de Champagne, região bastante conhecida pela sua produção de vinhos brancos e tintos. Porém, após a invenção das garrafas em 1680 pelos ingleses, a comercialização dos vinhos ganhou mais praticidade, mas com isso surgiu um grande problema.

Nas garrafas os vinhos acabavam passando por um segundo processo de fermentação, que pelo fato do vidro não ser muito resistente, as garrafas explodiam devido à pressão gerada pelo gás carbônico. Tanto que era bastante comum entrar dentro das caves com capacete e roupas mais resistentes para evitar cortes por conta dos estilhaços de vidro das garrafas que explodiram.

Foi então que o monge beneditino e tesoureiro da abadia de Hautvillers, Don Perignon, ficou responsável por solucionar esse problema. Ele começou a estudar esse fenômeno e percebeu que as explosões ocorriam devido ao gás carbônico (CO2) e por isso recomendou que as garrafas fossem reforçadas.

Segundo a tradição, depois que Don Pérignon abriu uma dessas garrafas se surpreendeu com a espuma da bebida e quando provou disse a seguinte frase: “Estou bebendo estrelas”.

Com isso, ele definiu os critérios para a elaboração do espumante, como base das garrafas mais resistentes e as vedações adequadas.

Já no Brasil a produção de espumantes teve início em 1913, em Garibaldi no Rio Grande do Sul, e o responsável foi o italiano Manoel Peterlongo, sendo que dois anos depois a Vinícola Peterlongo era inaugurada no país, dando início a trajetória do espumante brasileiro. Sendo que hoje, um pouco mais de 100 anos depois, o Brasil já ou como terroir de referência na elaboração de espumantes de qualidade e a cada safra o espumante brasileiro vem conquistando consumidores em todo o mundo.

No Restaurante Mar Del Plata você encontra uma vasta carta de vinhos e espumantes que harmonizam de forma perfeita com os nossos deliciosos pratos. Entre em contato conosco e faça uma reserva.

Comente esta noticia



Visite-nos e experimente nossos pratos!
Avenida Almirante Saldanha da Gama, 137/139
Ponta da Praia, Santos/SP